Professor da Poli participa da série “Ciência para Todos”

Um dos vídeos da série “Ciência para Todos” aborda a pesquisa do professor Julio Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, que teve como objetivo diminuir os ruídos produzidos pelas aeronaves.

O barulho causado pelos aviões pode ser muito incômodo. A pesquisa teve como objetivo diminuir os ruídos produzidos pelas aeronaves, resultando em aviões mais silenciosos.

A produção da série é feita pela Fapesp com a Fundação Roberto Marinho/Futura. São, ao todo, 52 episódios, cada um deles com 13 minutos, mostrando os impactos sociais e econômicos de pesquisas científicas e tecnológicas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Protagonizados por pesquisadores, os episódios da série são transmitidos pelo Canal Futura e também ficam disponíveis pelo site.

Esta iniciativa inspirou concurso para alunos de ensino médio. Os cerca de 1,3 milhão de estudantes da rede pública estadual – individualmente ou em grupo de até cinco pessoas – foram desafiados a documentar, em vídeos de até 7 minutos, uma proposta de solução para um problema da sua comunidade ou região, usando métodos e processos que caracterizam a produção de conhecimento científico, com a tutoria de um professor.

Deixe uma resposta

Não se preocupe, seu email não será publicado.

*