Homenagem ao Professor do Ano 2018 – Prof. Dr. Cyro Takano

Prof. Dr. Cyro TakanoA AEP tem o prazer de convidar familiares, amigos e alunos do Prof. Dr. Cyro Takano para participar da homenagem ao “Professor do Ano – 2018”. A premiação é um reconhecimento pela carreira totalmente dedicada à Escola Politécnica, onde o Prof. Cyro Takano se formou em Engenharia Metalúrgica, em 1966, e onde é livre-docente desde 1997 no PMT – Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Data: 08/11 – quinta-feira
Local: Auditório Prof. Francisco R. Landi
           Prédio da Administração da Poli
           Av. Prof. Luciano Gualberto
           travessa 3, nº 380

O “Professor do Ano” é uma tradicional premiação da AEP – Associação dos Engenheiros Politécnicos -, que presta uma homenagem aos professores, que fazem da Escola Politécnica uma referência para a engenharia. Em 2018 o Prof. Cyro Takano recebe a justa homenagem.

Além da Escola Politécnica, onde se formou Engenheiro Metalurgista em 1966, o Prof. Takano passou pela Universidade de Stanford, Denver Research Institute e Tohoku University. Hoje é Prof. Sênior nas atividades de pesquisa, docência de graduação, de pós-graduacão e de prestação de serviços à Comunidade Politécnica.

Em uma extensa carreira, o Prof. Takano foi coordenador de Projetos e Desenvolvimentos da CBMM, onde foi co-responsavel pela implantação da primeira unidade de produção de nióbio metálico do país. Desenvolveu, com patente internacional, o processo de produção de ferro-nióbio carbonetado e coordenou mais de 30 projetos de pesquisa e desenvolvimento de aplicações de nióbio metálico e de óxidos de nióbio.

Na atuação acadêmica, o Prof. Takano orientou mais de 30 alunos de graduação, 12 mestres e 7 doutores. É co-autor de 4 patentes de processos metalúrgicos e mais de 235 publicações de artigos técnicos em anais de congressos nacionais e internacionais, além da participação em revistas nacionais e internacionais.

Em 2015, Cyro Takano foi agraciado com o prêmio “Fray International Sustainability Award” pela Flogen Star Outreach na ocasião do “Takano International Symposium – SIPS.

A Homenagem ao Professor do Ano será realizada no prédio da administração da Escola Politécnica. Para agilizar sua entrada no Auditório, pedimos a confirmação de presença até o dia 26/10, fornecendo seu nome completo e dos seus acompanhantes através dos contatos abaixo.

Associação dos Engenheiros Politécnicos
fones: 11 3091-5554 / 3032-7719