Homenagem ao Professor do Ano – 2018: Prof. Cyro Takano

Professor Cyro TakanoO Prof. Cyro Takano já recebeu diversos prêmios em sua longa carreira de docente, mas afirmou que a Homenagem de Professor do Ano foi a que mais emocionou, por vir de dentro da Poli.

Cercado de amigos e ex-alunos, o Prof. Takano foi recebido pela Profa. Liedi Légi, diretora da Escola Politécnica; Prof. Fernando Landigraf, chefe do departamento de metalurgia; e Maria Luisa Oliveira, representante discente e presidenta do Centro Acadêmico Moraes Rego. Além do amigo pessoal e orador da noite, Prof. Ivan Falleiros.

Em seu discurso, o Prof. Takano dedicou o prêmio aos pais e à avó, Katsu Takano, que sempre o incentivou a estudar. Tendo saído da pequena cidade de Pereira Barreto, no interior de São Paulo, Cyro Takano optou pela engenharia desde o colegial e após formado trabalhou na CBMM, o que influenciou em suas pesquisas sobre o nióbio.

Foi por influência do Eng. Ivan Falleiros que Cyro começou a lecionar. Em seu discurso, Takano afirmou que “a melhor forma de aprender é ensinando”, enfatizando mais uma vez a importância da troca de conhecimentos que acontece entre professores e alunos.

Formado em 1966, o professor recordou a grande diferença tecnológica que separa sua geração dos atuais laboratórios da Escola Politécnica. Apesar da tecnologia ser parte intrínseca da engenharia, Takano afirmou passar aos alunos que “além de know-how, é importante desenvolver o ‘know-why’”, algo que valoriza a sala de aula, já que as dúvidas dos estudantes estimulam o aprimoramento do conhecimento docente.

Politécnicos Cyro e Caio TakanoA placa de homenagem foi entregue ao Prof. Cyro Takano por seu filho, também politécnico, Caio Takano. A união da família foi marcante, com a presença dos sete irmãos, dos filhos e netos do Prof. Cyro.

O encerramento da cerimônia ficou por conta do presidente do Conselho da AEP, Prof. Marcelo Zuffo, que parabenizou mais uma vez o homenageado, ressaltando a dificuldade de “encontrar o melhor entre os melhores”.

Para Zuffo, a Homenagem ao Professor do Ano é uma das formas que a Associação tem para congregar a Comunidade Politécnica. As várias gerações de politécnicos presentes no auditório confirmavam a fala do presidente da AEP.

Confira as fotos do evento em nossa galeria!