Poli-USP inaugura Centro de Ciência de Dados

Centro de Ciência de Dados na Escola PolitécnicaNovo laboratório da USP tem apoio do Itaú Unibanco, que patrocina bolsas de estudo para mestrandos e doutorandos. Centro de Ciências de Dados já está disponível para alunos e profissionais ligados à USP; objetivo é colaborar com avanços na análise de dados e formar novos talentos

No último dia 7 de novembro, foi inaugurado um novo centro científico na Universidade de São Paulo, o Centro de Ciências de Dados (C²D), apoiado pelo Itaú Unibanco. O novo espaço, disponível para os alunos e profissionais ligados à instituição de ensino, foi criado para desenvolver pesquisas de excelência e capacitar pessoas, fomentando o ecossistema de Ciência de Dados no País.

Entre as muitas linhas de pesquisa científicas do C²D estão: aprendizado de máquina (deep learning, computação cognitiva, reinforcement learning, fluxos de dados, modelos gráficos probabilísticos, redes complexas, análise de dados em real time), inteligência artificial, arquitetura para big data, cloud computing, computação de alto desempenho, visualização de dados, persistência de dados, modelos de metadados, controle de proveniência e qualidade de dados, blockchain, segurança, privacidade e confiabilidade de dados, e Internet das coisas.

“Buscamos com esse apoio fomentar o segmento de inovação ao identificar novas maneiras de consumo, pesquisa e negócios, contando com a contribuição da academia para avançarmos continuamente na análise de dados”, afirma Estevão Lazanha, diretor do Itaú Unibanco. “Além de auxiliar o campo científico por meio da geração de valor, buscaremos contribuir para formar novos talentos na área de analytics”, completa.

Como parte desse apoio, o Itaú também patrocinará bolsas de mestrado e doutorado para cursos da USP voltados a engenharia de dados. A proposta é que elas sejam concedidas aos candidatos interessados por meio de um processo de qualificação próprio da universidade.

A ação está alinhada com a recente parceria acadêmica do Itaú Unibanco como membro fundador do FinTech@CSAIL, iniciativa de tecnologia financeira do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Fonte: Poli-USP