Dia da Poli – 2020

Dia da Poli 2020Em 2020 a Escola Politécnica completa 127 anos de fundação! Nos dois últimos anos o Dia da Poli, 24 de agosto, foi comemorado nas dependências da Escola, com os prédios abertos à visitação de ex-alunos e acompanhantes.

Neste ano, devido à pandemia, as atividades presenciais estão suspensas, mas o Dia da Poli não deixará de ser celebrado. Em conjunto com a diretoria da Escola, a AEP preparou uma programação especial, que será transmitida online nos dias 23 e 24 de agosto.

 

23 de agosto – domingo

16h00
Relevância da Poli e da USP neste momento do país e perspectivas
Com Prof. Vahan Agopyan e Profª Liedi Bernucci

16h45
Programa Retribua – Inovações e desafios
Com Prof. Marcos Rodrigues

17h20
Atividades extracurriculares
Grupos de extensão formados por estudantes, mediados pela Engª Marcia Ogawa

18h15
Clube Minerva – Promovendo a diversidade nas carreiras STEM
Com Camila Achutti – CEO da Mastertech

Clique aqui para acessar o evento pelo Youtube ou pelo Facebook!

 


24/08 – segunda

18h30
Inspire – respirador mecânico abre novos caminhos para a universidade

Apresentação da equipe responsável pelo projeto
Profª Liedi Bernucci
Prof. Raul Gonzales
Prof. Marcelo Zuffo
Prof. Dario Gramorelli

19h30
Entrega do pulmão artificial para o desenvolvimento do respirador

Juliana Azevedo – General Manager for P&G Brazil

Clique aqui para acessar o evento pelo Youtube ou pelo Facebook!

 


 

Para dar início teremos as ilustres presenças do reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, e da diretora da Escola Politécnica, Profª Liedi Bernucci. Ambos vão expor as ações da Universidade e da Escola, tanto diante do desafio acadêmico da súbita mudança para o ensino à distância, quanto as contribuições acadêmicas para a sociedade no combate e superação de crises geradas pelo Covid-19.

O Prof. Marcos Rodrigues apresentará novidades no Programa Retribua, que segue atuando intensamente durante a pandemia. Neste ano foram feitas algumas mudanças organizacionais, valorizando os mentores e deixando um legado da participação de cada um deles.

A atividades extracurriculares serão expostas por estudantes de diversos grupos formados na Poli, que desenvolvem projetos à parte do conteúdo institucional, aplicando na prática o que aprendem em sala de aula. Essas apresentações serão mediadas pela Engª Márcia Ogawa.

Para encerrar a programação do domingo, Camila Achutti, CEO da MasterTech e professora no Insper, falará sobre a diversidade nas carreiras STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Esta apresentação é coordenada pelo Clube Minerva.

Dia 24 de agosto, data da efetiva comemoração do aniversário da Escola Politécnica, será dedicado à apresentação detalhada do Inspire, projeto que teve início em março deste ano para desenvolver um respirador artificial de baixo custo, fundamental para casos graves de Covid-19.

O projeto mobilizou muitos profissionais e estudantes da Poli e o modelo de trabalho desenvolvido deixará um legado para a Universidade. A Profª Liedi Bernucci acompanhou de perto todos os passos do desenvolvimento, cuidando da parte institucional, e apresentará os modelos de parceria que a Poli pode seguir a partir do Inspire e que podem render vários outros projetos.

Os professores titulares Raul Gonzales, atual chefe do Departamento de Engenharia Mecânica e responsável técnico do projeto e Marcelo Zuffo, coordenador do Centro Interdisciplinas de Tecnologias Integrativas (CITI) e responsável pela eletrônica embarcada, apresentarão detalhes técnicos do funcionamento do Inspire.

A AEP teve participação direta no Inspire desde o início. O Eng. Dario Gramorelli, diretor geral da AEP, fará a apresentação de toda a captação de recursos fomentada pela Associação e da coordenação operacional de todo o projeto.

Por fim teremos a apresentação da Engª Juliana Azevedo, general manager for P&G Brazil, que contribuiu com equipamentos de ponta para o projeto Inspire. Essa parceria foi fundamental para o desenvolvimento rápido do respirador e pode ser seguida por outras empresas, interessadas em investir no desenvolvimento de pesquisas na Universidade.

Deixe uma resposta

Não se preocupe, seu email não será publicado.

*