How Working Couples can thrive in their careers and their relationship
Jennifer Petriglieri foi a convidada do Clube Minerva para o webinar do Dia dos Namorados. Além de professora de comportamento organizacional, Jennifer Petriglieri é autora do livro “Couples That Work“, onde aborda como casais com carreiras distintas podem prosperar no amor e no trabalho.
Para o webinar, Petriglieri adaptou o conteúdo apresentado para a situação de confinamento devido à pandemia de Covid-19, pela qual muitos casais estão passando e que pode trazer novas dificuldades ao cotidiano do casal e dos filhos. É um tema relevante para a autora norte-americana que, por ser casada com um italiano, teve proximidade com a gravidade da situação da pandemia na Itália.
Aos casais, o diálogo é a chave das orientações da Professora. Segundo ela, todos os casais possuem alguns acordos, que ao longo da convivência podem perder força ou até mesmo serem esquecidos. Porém no confinamento é importante que os acordos sejam respeitados, mantendo o equilíbrio dentro da relação.
Se o início de um relacionamento costuma trazer muita satisfação e ânimo, aos poucos os problemas podem gerar um desequilíbrio entre o casal, fazendo com que uma das partes avance mais do que a outra. Desta forma, quem fica para trás nota que tem algo de errado com o relacionamento.
Para lidar com a frustração gerada pela ansiedade, Petriglieri foca em aspectos práticos, pois para ela a ansiedade pode atrapalhar a percepção racional. Um dos pontos fundamentais é a identificação de ‘problemas imaginários’, já que a falta de diálogo pode fazer com que aquilo que é considerado um grande problema para uma das partes, sequer seja notado pela outra.
Além disso, pensar em prioridades é importante para organizar a vida em casal e solucionar os conflitos de forma mais objetiva. Neste ponto a palestrante ressalta que o isolamento social pelo qual passamos pode fornecer o tempo de introspecção, necessário para pensarmos no que é realmente importante. Itens como trabalho, relacionamento, saúde e diversão devem ser considerados pelo casal, de forma que haja um equilíbrio entre ambos.
Por fim, Petriglieri ressalta a importância de traçar limites, que é mais um ponto que se destaca no isolamento social, pois confinados, o casal precisa delimitar os espaços de trabalho, horários e atividades cotidianas. Mas mesmo sem o confinamento de uma quarentena, os limites são necessários para que a vida profissional não interfira na harmonia do relacionamento.
Uma atenção extra durante o período de quarentena fica por conta da prioridade dos pais em relação aos filhos. O confinamento pode ser especialmente estressante para crianças e até mesmo decisivo nessa fase da vida. O suporte dos pais é fundamental, assim como o suporte adequado dentro do relacionamento.
Após a apresentação Jennifer Petriglieri respondeu algumas perguntas, enviadas por chat pelos participantes. O formato de webinar tem sido utilizado pelo Clube Minerva, mantendo as atividades, mesmo ao longo do período de isolamento social.