How Working Couples can thrive in their careers and their relationship

Jennifer PetriglieriJennifer Petriglieri foi a convidada do Clube Minerva para o webinar do Dia dos Namorados. Além de professora de comportamento organizacional, Jennifer Petriglieri é autora do livro “Couples That Work“, onde aborda como casais com carreiras distintas podem prosperar no amor e no trabalho.

Para o webinar, Petriglieri adaptou o conteúdo apresentado para a situação de confinamento devido à pandemia de Covid-19, pela qual muitos casais estão passando e que pode trazer novas dificuldades ao cotidiano do casal e dos filhos. É um tema relevante para a autora norte-americana que, por ser casada com um italiano, teve proximidade com a gravidade da situação da pandemia na Itália.

Aos casais, o diálogo é a chave das orientações da Professora. Segundo ela, todos os casais possuem alguns acordos, que ao longo da convivência podem perder força ou até mesmo serem esquecidos. Porém no confinamento é importante que os acordos sejam respeitados, mantendo o equilíbrio dentro da relação.

Se o início de um relacionamento costuma trazer muita satisfação e ânimo, aos poucos os problemas podem gerar um desequilíbrio entre o casal, fazendo com que uma das partes avance mais do que a outra. Desta forma, quem fica para trás nota que tem algo de errado com o relacionamento.

Para lidar com a frustração gerada pela ansiedade, Petriglieri foca em aspectos práticos, pois para ela a ansiedade pode atrapalhar a percepção racional. Um dos pontos fundamentais é a identificação de ‘problemas imaginários’, já que a falta de diálogo pode fazer com que aquilo que é considerado um grande problema para uma das partes, sequer seja notado pela outra.

Além disso, pensar em prioridades é importante para organizar a vida em casal e solucionar os conflitos de forma mais objetiva. Neste ponto a palestrante ressalta que o isolamento social pelo qual passamos pode fornecer o tempo de introspecção, necessário para pensarmos no que é realmente importante. Itens como trabalho, relacionamento, saúde e diversão devem ser considerados pelo casal, de forma que haja um equilíbrio entre ambos.

Por fim, Petriglieri ressalta a importância de traçar limites, que é mais um ponto que se destaca no isolamento social, pois confinados, o casal precisa delimitar os espaços de trabalho, horários e atividades cotidianas. Mas mesmo sem o confinamento de uma quarentena, os limites são necessários para que a vida profissional não interfira na harmonia do relacionamento.

Uma atenção extra durante o período de quarentena fica por conta da prioridade dos pais em relação aos filhos. O confinamento pode ser especialmente estressante para crianças e até mesmo decisivo nessa fase da vida. O suporte dos pais é fundamental, assim como o suporte adequado dentro do relacionamento.

Após a apresentação Jennifer Petriglieri respondeu algumas perguntas, enviadas por chat pelos participantes. O formato de webinar tem sido utilizado pelo Clube Minerva, mantendo as atividades, mesmo ao longo do período de isolamento social.

Deixe uma resposta

Não se preocupe, seu email não será publicado.

*