jabuti

.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizou a primeira fase de apuração do 59º Prêmio Jabuti. Foram selecionados os finalistas das 29 categorias do prêmio, entre os 2.346 inscritos.

O livro “Lições em Mecânica das Estruturas: Dinâmica“, dos politécnicos Carlos Eduardo Nigro Mazzilli, João Cyro André, Miguel Luiz Bucalem e Sérgio Cifú, está entre os 10 finalistas na categoria “Engenharias, Tecnologias e Informática“.

A segunda fase do prêmio avaliará e atribuirá notas a todas as obras finalistas da primeira fase. As três obras que receberem a maior pontuação dos jurados na segunda etapa, no dia 31 de outubro, serão consideradas vencedoras em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer.

.

livrominiLições em Mecânica das Estruturas: Dinâmica
Autores: Carlos Eduardo Nigro Mazzilli, João Cyro André, Miguel Luiz Bucalem e Sérgio Cifú – Editora Blucher

Sinopse: Análise dinâmica das estruturas, ou simplesmente dinâmica das estruturas, é a disciplina que trata da formulação e solução das equações de movimento dos sistemas estruturais, em presença de perturbações cinemáticas na sua configuração de equilíbrio estático ou de ações variáveis no tempo. Entre tais ações, não podem ser desconsiderados, como se faz na análise estática, os esforços inerciais – proporcionais às acelerações -, pois eles desempenham papel fundamental na resposta dinâmica. Neste estudo introdutório, serão consideradas apenas as estruturas de comportamento elástico linear. Consequentemente, os esforços resistentes que nelas atuam resultam proporcionais aos deslocamentos. É realista, ainda, considerar sistemas que têm capacidade de dissipar, ao menos parcialmente, a energia cinética conferida ao sistema estrutural. Ou seja, supor-se-á que neles também atuem esforços de amortecimento. A modelagem mais simples de tais esforços, que será explorada mais frequentemente neste texto, pressupõe que sejam proporcionais às velocidades.

.

Você pode ler uma amostra e comprar seu exemplar no site da Editora Blucher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *