Luiz Queiroz de Orsini É com profundo pesar que a AEP, a Escola Politécnica da USP e suas instituições comunicam o falecimento do Prof. Dr. Luiz de Queiroz Orsini, professor emérito da Escola Politécnica da USP, aos 95 anos.

Prof. Orsini veio a óbito no último sábado, dia 20 de janeiro. O Velório ocorreu no cemitério do Araçá.

Nascido no Rio de Janeiro em 1922, o prof. Orsini se formou como Engenheiro Mecânico-Eletricista na Poli em 1946, já entrando como professor assim que se formou. Em 1949, completou doutorado na Universidade de Paris (Sorbonne). Retornou à Poli, onde obteve o título de livre docência em 1954, professor catedrático em 1957 e emérito em 1998. Tinha o título de Life Fellow do IEEE – Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. Em 1992 a AEP homenageou o Prof. Orsini com o prêmio de “Professor do Ano“.

A relevância da atuação do prof. Orsini é inegável. Sua atuação foi fundamental para a modernização do currículo de Engenharia Elétrica no Brasil. Ele participou da criação de novos cursos e laboratórios, preparou material de ensino, e promoveu o uso de computadores como ferramenta de ensino.

Na Poli, trabalhou para melhorar o curso de Eng. Elétrica (que consistia basicamente de bases de Eng. Civil com conceitos de Mecânica e Eletricidade), incluindo tópicos relevantes como eletrônica, telecomunicações, e sistemas digitais. Trabalhou na constituição de laboratórios, para fortalecer o ensino que era apenas teórico. Escreveu materiais didáticos até hoje muito relevantes na análise de circuitos, eletromagnetismo e processamento de sinais. Foi diretor do Instituto de Física (IF-USP) e Pró-Reitor de Graduação da USP.

Talvez o principal ensinamento do Prof. Orsini é de valorizar o aluno. O professor estava sempre preocupado com a melhoria da qualidade de ensino e a adequação das disciplinas aos novos perfis de alunos. E foram muitos alunos de diversos perfis ao longo de seis décadas como professor ativo da Escola Politécnica.

A AEP, em nome da comunidade politécnica, manifesta seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do Prof. Orsini.

Destacamos também o legado deixado pelo Prof. Orsini, como exemplo de dedicação e inspiração a ser seguido, e nossos profundos agradecimentos por ajudar a construir uma Poli melhor, desenvolver o politécnico e contribuir para a comunidade.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *