Bolsa de Estudos AEP – Edital 2020

A ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, associação sem fins econômicos ou lucrativos, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 43.820.950/0001-75, com sede na Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, nº. 380 – Escola Politécnica, Cidade Universitária, São Paulo – SP, doravante denominada AEP, estabelece as normas e torna pública a realização de Processo Seletivo para o Programa de Concessão de Bolsas de Estudos da AEP (ou Programa), que conta…

CTH levanta dados sobre nascentes e rios de São Paulo

CTH levanta dados sobre nascentes e rios de São Paulo. Em comemoração aos 466 anos da cidade de São Paulo, o G1 fez uma reportagem especial com dados da metrópole. Quantidade de vôos, espécies de aves, números de teatros e elevadores foram indicados. Com a temática “No céu e no subsolo”, eles contaram com apoio do Centro Tecnológico. De acordo com o mapa de rios e córregos de São Paulo, feito pela Fundação Centro Tecnológico…

Internet 5G: a conexão do futuro

A vida conectada está prestes a ir muito além do roteador na sala de casa, do celular no bolso ou da smart TV na parede. O 5G, como é chamada a quinta geração da internet móvel, chega ao Brasil nos próximos anos e já está na fase de testes em países como EUA, Austrália e Coreia do Sul.

Novo unicórnio brasileiro foi fundado por politécnicos

Unicórnio Wildlife Studios cria jogos para celular e recebeu aporte do fundo americano Benchmark Capital, com avaliação de US$ 1,3 bilhão O Brasil tem mais um unicórnio, ou startup avaliada em mais de um bilhão de dólares – desta vez, de um setor bem diferente dos costumeiros players de fintech ou de mobilidade. A empresa de jogos para celular Wildlife Studios recebeu um aporte de 60 milhões de dólares que a avaliou em US$ 1,3…

Poli Networking – 2019

Colega Politécnico(a), Venha participar do maior evento de networking da Comunidade Politécnica! Para fortalecer os laços dessa grande Família Politécnica, teremos convidados ilustres, professores de renome, CEOs e diretores de empresas, todos ex-alunos da Poli. Neste ano o painel de debates terá o tema “Impactos da Economia Digital e o papel da Comunidade Politécnica em nossa sociedade“, e contará com a participação dos Politécnicos: – Vahan Agopyan (Civil, 74) Reitor da USP – Henrique Meirelles…

Professor da Poli é premiado pelo CNPq

Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entregou nesta quinta-feira (31) o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018 a estudantes e pesquisadores dos países-membros ou associados ao bloco (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Esta edição recebeu 175 trabalhos de candidatos de noves países, e os vencedores foram do Brasil, do Uruguai e da Argentina, com estudos ligados à Indústria 4.0. Um…

Poli faz doação de livros para o IFSP de Caragua

Na tarde do dia 18 de outubro de 2019, a Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR), estiveram presentes na Biblioteca Central da Escola Politécnica para receberem a doação de diversos livros de áreas das ciências exatas. O contato surgiu após uma solicitação informal da professora Vassiliki aos seus colegas da Poli, para que…

Professor da Poli recebe título de doutor honoris causa da universidade de Grenoble

José Roberto Cardoso foi diretor da Escola Politécnica e é uma referência na área pesquisa de eletromagnetismo, tendo alcançado reconhecimento internacional O professor e ex-diretor da Escola Politécnica, José Roberto Cardoso, recebeu o título de Honoris Causa do Instituto de Engenharia da instituição francesa Grenoble INP, um centro de excelência na área de pesquisa em tecnologia, com o qual a Poli mantém diversos acordos e interações de ensino e pesquisa. De acordo com a instituição,…

Parceria entre AEP e IFESP

A Escola Politécnica da USP tem programas de duplo diploma com diversas escolas de engenharia da França. Pensando na conveniência de aprender o idioma francês, tanto para programas de intercâmbio quanto para o mercado de trabalho globalizado, a AEP conseguiu uma parceria com com o IFESP – Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo. Agora os Politécnicos podem estudar francês em uma escola virtual, com tutor nativo e vasto material didático, com até…