Poli Networking 2020 – Patricia Ellen

Patricia EllenPatricia Ellen foi objetiva no encerramento do Poli Networking 2020. Para a Secretária do Desenvolvimento Econômico de São Paulo, o futuro é agora. Não dá para esperar, pois temos uma responsabilidade muito grande para fazermos a transformação acontecer.

Ao falar sobre as perspectivas para o pós-crise, a palestrante, que possui grande experiência no setor privado e agora também no setor público, manteve o otimismo do painel plenário, realizado no Poli Networking 2020.

O otimismo tem suas razões. Patricia Ellen destacou o crescimento econômico do Estado de São Paulo, destoante dos demais mesmo antes da pandemia, e mostrou como a economia paulista vem se recuperando, mesmo com medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19.

Com uma infraestrutura privilegiada, São Paulo pode contar com investimentos estatais e parcerias com o setor privado para aproveitar cada detalhe e retomar o crescimento o quanto antes, minimizando os efeitos de um ano em que, segundo Ellen, vivemos seis anos em seis meses.

O plano de retomada exposto na apresentação tem seis eixos principais, com infraestrutura, dinamismo setorial, ambiente de negócios, desenvolvimento sustentável, redução das desigualdade e internacionalização. De acordo com a palestrante, todos os eixos seguem um modelo inclusivo, inovador e sustentável.

Após destacar o crescimento do PIB do Estado de São Paulo e detalhar o plano de retomada de crescimento, com medidas em andamento mesmo com as restrições vigentes graças ao aumento de casos de Covid-19, Patricia Ellen enfatizou que o empreendedorismo é fundamental nesta etapa da economia.

Como fomento ao empreendedorismo o governo investe em catorze polos de desenvolvimento econômico, mapeados como rentáveis e, portanto, com potencial para contribuírem na retomada da economia.

O investimento governamental não se restringe ao empreendedor, mas é expandido à qualificação dos trabalhadores. A realização de um mutirão de qualificação teve tanta procura que o governo passou a investir na requalificação profissional, uma necessidade acentuada pela pandemia, que alterou as relações de trabalho e as demandas de muitos seguimentos empresariais.

Durante a apresentação Patricia Ellen ressaltou algumas vezes a ênfase das ações afirmativas por parte do Governo, priorizando mulheres em programas que, por falta de estímulo, eram pouco procurados pelas trabalhadoras. As ações afirmativas e programas de preservação ambiental andarão juntos com as medidas de crescimento.

Para encerrar o Poli Networking 2020 a Secretária de Desenvolvimento mencionou os investimentos no IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e o CITI, Centro Internacional de Tecnologia e Inovação, que de acordo com Ellen é o aspirante a Vale do Silício brasileiro.

As unidades da Escola Politécnica recebem investimento do governo e são peça chave no desenvolvimento tecnológico. Um exemplo prático e recente é o desenvolvimento do Inspire, o ventilador pulmonar de baixo custo, desenvolvido para o tratamento de vítimas da Covid-19 com a infraestrutura do CITI.

Ao fim da apresentação Patricia Ellen respondeu a algumas questões enviadas pelos participantes. Esta foi a primeira edição virtual do Poli Networking. Foi a forma encontrada pela AEP para manter o calendário de eventos, estimulando o networking entre politécnicos, que se torna cada vez mais necessário em tempos de crise.

Deixe uma resposta

Não se preocupe, seu email não será publicado.

*