Projeto Retribua – Resultados em 2020

Projeto Retribua - logoEm 2020, o Retribua contou com o trabalho, empenho e envolvimento de 145 mentorandos, 99 mentores, 5 coordenadores de áreas e 2 apoios administrativos da AEP. Além disso, 65 alunos do 1° e 2° ano receberam a bolsa auxílio e 4 alunos do 3° ano receberam a mesada financiada (nova modalidade para aumentar a cobertura do projeto – descrição detalhada abaixo). Ao todo são 246 pessoas envolvidas no edificante propósito de levar os alunos do projeto que, apesar de todas as dificuldades, conseguiram ingressar na melhor universidade do país, à conclusão do curso.

Projeto Retribua 2020 em números

246 Pessoas envolvidas no Projeto!
145 Mentorandos
99 Mentores
65 Alunos bolsistas
4 Alunos com mesada financiada

 

Principais Atividades de 2020
  1. Bolsas Auxílio & Seleção dos Bolsistas: 65 alunos bolsistas em 2020. Complementando a lista fornecida pela SAS, foi incluído no processo de seleção um questionário detalhado e eventuais entrevistas foram realizadas para conhecer melhor as necessidades dos estudantes e para auxiliar no processo de pareamento com o mentor. 
  2. Captação de Novos Mentores: tivemos a captação de 54 mentores em 2020, por inscrição espontânea no site ou por apresentação de mentores veteranos. Este foi um caminho acertado, os novos voluntários já eram familiarizados com atividade voluntária ou mesmo com o Retribua. 
  3. Ajustes devido à quarentena – acesso à internet e notebooks: em ação decisiva da AEP e da Escola Politécnica no início da pandemia, os mentorandos do Retribua que tinham essa necessidade receberam modems e notebooks que permitiram a participação virtual em todas as atividades escolares. 
  4. Lançamento da mesada financiada: produto desenvolvido juntamente com a fintech PROVI, com o objetivo de atender os alunos do 3º ano que ainda não estão estagiando. A mesada recebida ao longo do 3º ano é paga ao longo do 5º ano e no primeiro ano de formado. 
  5. Reuniões e eventos: devido ao combate a pandemia, todas as reuniões e eventos neste ano foram realizados virtualmente. Em maio, apresentação do projeto aos novos mentorandos; em junho a apresentação das novas duplas mentorando/mentor; e em setembro tivemos a primeira reunião entre os mentorandos e, separadamente, a primeira reunião entre os mentores. Em dezembro, participamos do Poli Networking 2020 através de uma mesa redonda entre uma mentoranda, um mentor e o gestor do programa. 
  6. Talentos Retribua: a iniciativa visa ampliar as oportunidades de estágio e emprego para os mentorandos. Foi criado grupo específico no LinkedIn e estabelecidos contatos da coordenação do TALENTOS com RHs de empresas interessadas.

 

Acesse este link para mais detalhes sobre o projeto Retribua em 2020.

O ano de 2020 foi de muitas conquistas e avanços para o projeto Retribua, adaptando-se à nova realidade e mantendo o foco na nossa missão de atuar para que todos os alunos da Escola Politécnica possam continuar a desenvolver o seu potencial e concluir a graduação. Por isso, gostaríamos de deixar aqui nosso agradecimento a todos vocês: mentorado, mentor, doador, a todos que fizeram parte dessa nossa trajetória no ano passado. Fica aqui o convite para a sua participação novamente nesse ano que inicia e cheio de desafios.

Obrigado,
Equipe Retribua

2 Comentários

Deixe uma resposta

Não se preocupe, seu email não será publicado.

*